sábado, 26 de abril de 2014

Assassin's Creed I e II.


O Renascimento é a ponte entre e Idade Média e a Era Moderna. O saber passou a ser o centro de todas as atenções nesta época. A Itália ofereceu à humanidade nestes séculos contribuições de homens notáveis em muitos campos do conhecimento, como por exemplo: na Pintura e Escultura: Michelangelo, Rafael, Ticiano, Tintoretto e Leonardo da Vinci; na Arquitetura: Filippo Brunelleschi; na Física: Leonardo da Vinci, talvez o gênio mais eclético da humanidade; nas Ciências Políticas: Maquiavel; nas Ciências Contábeis: Luca Pacioli.




TITULO: Assassin’s Creed – Renascença e Irmandade
AUTOR: Oliver Bowden
EDITORA: Galera
PAG.: 375 e 387

  Desde a ultima bienal estava curioso para ler este livro. Andei pesquisando na internet para entender a ordem de leitura da coleção. Então resolvi comprar os dois primeiros livros, Renascença e Irmandade. Os dois livros fecham uma história, que apesar de ter ligação com os demais, podem ser lidos de forma que não “corta” a leitura. Poderia ser um único livro, fica ai a dica para a editora se quiser fazer uma edição especial.

  O primeiro livro foi mais difícil de achar. Capa em papel cartão, fosco e com um belo auto relevo.  Paginas impressas em boa gramatura. Já o segundo volume, trás uma capa simples, sem orelhas. Páginas em papel branco de baixa gramatura. Dependendo da iluminação o impresso do verso chega a atrapalhar a leitura. Não entendi o motivo desta diferença, pois ambos são edições de 2013.


   A história se desenvolve durante o fim do século XV e inicio do XVI. A Europa passava por grandes transformações. E este é um terreno fértil para os autores poderem criar.  Afinal estes são os séculos das grandes descobertas e dos desbravamentos. A época dos alquimistas.

  O enredo central da trama é a luta entre os chamados assassinos e os Templários. Estes últimos querem instaurar uma nova ordem mundial. Não sei qual a relação dos livros com o Jogo.

  Achei muito interessante a forma como o Autor aproveitou ao máximo as figuras dos grandes ícones do período como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Maquiavel.  E também das invenções da época, principalmente os armamentos.

   O personagem central do livro é o Jovem Ezio Auditore. Depois de ver seu pai e seus irmãos serem mortos, resolve partir para a vingança. Ezio parte da cidade de Florença para Toscana, Veneza e Roma. Ao longo da aventura nosso herói recolhe algumas paginas de um códex a muito perdido. Este Códex trás informações a cerca de novas armas que são oportunamente construídas por ninguém menos que Leonardo da Vinci. Além disto, Ezio descobre uma super arma, chamada na trama de “Maça”. Que tem  poder de prever o futuro e até de manipular forças desconhecidas.
  


  Um livro gostoso de ler. Não sei quando darei seguimento ao restante da série, mas pretendo acabar este ano ainda, afinal esta previsto para 2015 o filme. 

Pesquisar este blog