terça-feira, 21 de julho de 2015

A idade média



  A idade média inspirou e inspira até hoje filmes e livros, que gravam em nossa memória um imaginário da idade média que talvez não corresponda a realidade dos fatos.  Em tratando-se de idade média, temos Dez séculos de história, do século V ao século XV, que não podemos resumir ao simples ‘Feudalismo’.  Estudar e idade média é um exercício que nos leva a compreender como que foi a formação da identidade dos países que hoje compõe a Europa. E de certa forma entender um pouco daqueles países do continente Americano que foram por aqueles colonizados.





TITULO: A idade média

AUTOR: Jacques Le Goff

EDITORA: Nova Fronteira

PAG.: 119





   A presente obra, editada em 2012, apresenta-se em capas feita com papel cartão fosco e páginas em offset 75g/m2, ( aquelas meio amareladas ). Para quem nunca ouviu falar de Le Goff, vale aqui uma pequena explanação:

  'Jacques Le Goff  foi um historiador francês especialista em Idade Média. Autor de dezenas de livros e trabalhos, era membro da Escola dos Annales, empregou-se em antropologia histórica do ocidente medieval. Faleceu em 2014, porém deixou um legado de mais de 20 livros a cerca da idade média.'


   Esta obra é uma espécie de entrevista com Jacques Le Goff. Não há uma referência na obra para saber se foi o próprio que escreveu assim, ou se é uma transcrição de alguma entrevista real.

  Ao longo dos oito capítulos, Le Goff responde a perguntas sobre as grandes figuras do Medievo Ocidental, como os Cavaleiros, as Damas, os Clérigos, Leigos, Senhores, Servos, Burgueses, comerciantes, Artesãos, peregrinos, pobres, Templários,... Ainda descreve o funcionamento dos Castelos, catedrais, Mosteiros.


  Este livro pode e deve ser usado como uma introdução ao estudo mais aprofundado sobre o tema.

  Sobre a idade média, segundo Le Goff:

  “Esse longo período conservou o nome que lhe foi dado pelo Renascimento e que tinha, no começo, um sentido pejorativo: Vimos que algumas pessoas, ainda hoje, consideram a Idade Média como uma época Cruel ou ‘tenebrosa’, ao mesmo tempo violenta, obscura e ignorante. Sabemos, atualmente, que essa imagem é falsa, mesmo que tenha existido uma Idade Média da Violência: não apenas conflitos e guerras entre grupos e países, mas violência contra Judeus, com o começo do anti-semitismo, e repressão contra os rebeldes aos ensinamentos da Igreja, aqueles que eram chamados ‘Hereges’, por meio da inquisição. As Cruzadas, evidentemente, também fazem parte do balanço negativo."



  " Mas a Idade Média foi também, acho até que principalmente, um grande período criativo. Podemos ver isso nos domínios da arte, das instituições, sobretudo nas cidades, ( Temos as Universidades ), ou ainda no campo do pensamento – a filosofia que chamamos de ‘escolástica’ atingiu altos patamares do saber. Também vimos até que ponto a Idade Média criou ‘lugares de encontro’ comercial e festivos que nos inspiram até hoje.”





   Ótima leitura à todos!

Este barco Também é seu.



   “ Um ponto de partida interessante pode ser considerar este livro uma obra sobre pessoas, sobre seres humanos. Seres humanos que têm uma história de vida, muitas vezes sofrida, limitada, cheia de percalços, frustrações, decepções; e também cheia de demonstrações de coragem, desafios estimulantes, companheirismo, alegria, realizações. Histórias que revelam o caráter das pessoas que as escrevem. Este também é um livro sobre o potencial de cada pessoa e sobre como ele pode florescer de modo surpreendente, se lhe proporcionarem as condições adequadas e uma liderança inspiradora.”






TITULO: Este barco também é seu

AUTOR: Capitão de Mar e Guerra D. Michael Abrashoff

EDITORA: Cultrix

PAG.: 200





    Este livro veio até mim oriundo de uma atividade feita no trabalho. Esta obra é originalmente editada em 2002 nos EUA, em 2006 a Cultrix adquiriu o direito para publicar a obra no Brasil. A editoração é simples, com capas em papel cartão, com orelhas em ambas as capas.

  O livro é dividido nos seguintes capítulos:

  • Capitulo 1 – Assuma o Comando
  • Capitulo 2 – Lidere pelo Exemplo
  • Capitulo 3 – Ouça com a Máxima atenção
  • Capitulo 4 – Comunique o Objetivo e o Sentido
  • Capitulo 5 – Crie um Clima de Confiança
  • Capitulo 6 – Busque Resultados, Não elogios
  • Capitulo 7 – Assuma Riscos Calculados
  • Capitulo 8 – Vá além do Procedimento padrão
  • Capitulo 9 – Prepare o seu pessoal
  • Capitulo 10 – Estimule a União
  • Capitulo 11 – Melhore a Qualidade de Vida do seu Pessoal
  • Capitulo 12 – A Vida após o Benfold




  O Capitão Abrashoff se tornou uma verdadeira lenda dentro e fora da Marinha Norte Americana. Abrashoff neste livro descreve práticas inovadores de gestão, que fizeram o seu navio, o USS Benfold, ser o melhor navio de Guerra da Marinha Americana.

 “O segredo para ser um comandante bem-sucedido é ver o navio pelos olhos da tripulação. Só então seria possível descobrir o que estava realmente errado e, com isto, ajudar os marinheiros a ganhar mais responsabilidades para consertar o que houvesse errado.”

  “ (...) compreendi que ninguém, incluindo a mim mesmo, é capaz de tomar todas as decisões. Eu precisaria treinar o meu pessoal a pensar e fazer julgamentos por conta própria. Dar autonomia significa definir os parâmetros pelos quais as pessoas têm permissão para operar, e então deixa-las à vontade.”

“ Mesmo se as decisões fossem erradas, eu ficaria do lado dos meus tripulantes. Com sorte, eles aprenderiam com os próprios erros. E quanto mais responsabilidade recebiam, mais eles aprendiam.”


  ‘Quando o capitão Abrashoff assumiu o comando do USS Benfold, um navio de guerra moderno, equipado com os sistemas mais avançados da atualidade, foi como se passasse a dirigir uma empresa com toda a tecnologia disponível, mas de baixa produtividade. 


   Consciente de que a responsabilidade de melhorar o desempenho recaía sobre os seus ombros, ele compreendeu que precisaria desenvolver a sua própria capacidade de liderança antes de tentar aprimorar o navio. Em poucos meses, Abrashoff conseguiu uma tripulação constituída de pessoas confiantes, motivadas a solucionar problemas e dispostas a tomar iniciativas e assumir a responsabilidade pelos seus atos. O lema a bordo de Benfold passou a ser 'Este Barco Também É Seu' e, em pouco tempo, o navio foi reconhecido unanimemente e em todos os níveis hierárquicos da Marinha como um modelo da eficiência naval.’


  Um livro para ser lido por todos os administradores e líderes. 

  Boa leitura à todos.

Pesquisar este blog