domingo, 16 de outubro de 2016

UBIK


  


  O inicio da era espacial, anos 60, despertou em muito a curiosidade dos escritores de ficção científica sobre como seria nosso futuro. UBIK é além de um romance, um vislumbre do que pensavam eles sobre nossa década atual. Um mundo onde voos espaciais seriam tão corriqueiros quanto pegar uma ponte aérea. Um mundo onde a humanidade evoluiria em termos psíquicos e precisaríamos de anti-psíquicos para manter nossa privacidade. Um mundo onde a realidade e a ficção estão separados por uma linha tão tênue, que nunca saberemos em que lado realmente estamos.







  TITULO:  UBIK

   AUTOR: Philip K. Dick

   EDITORA: ALEPH

   PAG.: 238








   Sobre o autor:

  Philip Kindred Dick ou Philip K. Dick, também conhecido pelas iniciais PKD, foi um escritor americano de ficção científica nascido em 1928, que alterou profundamente este gênero literário. Apesar de ter tido pouco reconhecimento em vida, com a adaptação de vários dos seus romances ao cinema, acabou por tornar a sua obra conhecida de um vasto público, sendo aclamado tanto pelo público como pela crítica.


    Em 1993, Emmanuel Carrère reconstruiu a vida do escritor norte-americano em Eu Estou Vivo e Vocês Estão Mortos, livro feito a partir de outra biografia, previamente publicada, e no trabalho de ficção de Dick - além de um grupo pequeno de entrevistados.

 Para saber mais sobre o autor acesse: https://pt.wikipedia.org/wiki/Philip_K._Dick

  Sobre a obra:

   Nesta obra, reeditada pela editora ALEPH, a história se passa no futuro, 1992, lembrando que originalmente esta obra foi escrita em 1969 . Se passa na "Confederação da América do Norte", onde os civis se deslocam regularmente à Lua, e os fenômenos psi são comuns. O personagens principais da obra, Joe Chip, é um técnico que trabalha para "organização prudência", cujo dono é Glen Runciter.  Esta empresa usa pessoas com a capacidade de bloquear psíquicos poderes (uma espécie de anti- telepata , impedindo um telepata de ler a mente) isto serve para ajudar a garantir a privacidade, seja de pessoas ou empresas . Runciter dirige os negócios com a ajuda de sua esposa falecida Ella, que é mantido em um estado de "meia-vida". É uma espécie de  congelamento, que mantém o corpo em suspensão e dá ao falecido um certo ‘poder’ de comunicação, mediante o uso de equipamentos específicos.


  Quando magnata Stanton Mick contrata a empresa de Runciter para proteger suas instalações lunares de telepatas, Runciter monta uma equipe de 11 agentes. O grupo inclui Pat Conley, uma psi misteriosa que tem a capacidade parapsicológica de desfazer eventos, alterando o passado. Na verdade seu poder é ainda pouco explicado. Não fica claro de que forma ela muda os eventos, ou se ela cria um universo alternativo.

  Quando Runciter, Chip, e os outros chegam a base lunar de Mick, eles se veem em meio a uma  armadilha, presumivelmente armada pelo concorrente principal da empresa, Ray Hollis, que lidera uma organização de médiuns. Nesta armadilha aparentemente Runciter é morto, sem prejudicar significativamente os outros. Eles correm de volta à Terra para colocá-lo na meia-vida.

  Depois, o grupo começa a experimentar mudanças estranhas na realidade. Consumíveis, tais como leite e cigarros, começam a deteriorar-se rapidamente. Além disso, o grupo vê o rosto de Runciter em moedas e recebe mensagens estranhas dele. A maioria destas mensagens diz que Runciter está vivo e que o resto do grupo está na meia-vida. A coisa começa a ficar pior quando membros do grupo são encontrados mortos, em um estágio avançado de decomposição.


 A realidade em que eles vivem começa a retroceder até o ano de 1939. Nenhum deles consegue entender o que esta acontecendo, ou quem esta fazendo a mudança. Mensagens de Runciter indicam que Ubik pode ser sua única esperança de sobrevivência. Ubik vai aparecendo sempre como um produto, seja um creme de barbear, um creme dental, um tempero,etc. Mas na verdade ele é uma lata spray.

  Finalmente  Joe Chip descobre que Runciter na verdade fora o único sobrevivente da armadilha na lua, e as mensagens para o grupo são o resultado de suas tentativas de se comunicar com eles na meia-vida. O responsável pelo retrocesso temporal é descoberto, Jory Miller, outra meia-vida. Este  Jory devora a força da vida de outras pessoas que estão em animação suspensa , a fim de prolongar a sua própria existência. Do grupo de anti-psíquicos e técnicos, apenas a Joe Chip lhe escapa, auxiliado pelo produto Ubik. Ubik, cujo nome é derivado da palavra latina "ubique" (que significa "qualquer lugar"), pode preservar pessoas que estão na meia-vida. Ubik foi inventado por um grupo de meia-vida, liderado por Ella Runciter, que o desenvolveu como proteção contra Jory. Joe Chip é instruído em seu uso por Ella, que está a caminho de uma reencarnação.

 Mas no fim de tudo fica uma questão, será que Runciter esta realmente vivo?

  CONCLUSÃO

  Philip K. Dick, assim com a maioria dos escritores de ficção da década de 60 e 70, experimentaram todo o tipo de drogas. Desde alucinógenos, anfetaminas, (estas inclusive aparecem nesta obra), ácidos,etc. Ainda não se sabe ao certo que estas drogas fazem com a mente. Mas no caso de Dick eu percebo que estas drogas permitiram a Dick ver um pouco o que chamamos de mundo espiritual.

  Existem alguns paralelos interessantes. Por exemplo, no caso dos meia-vidas que podem se comunicar até reencarnarem. No espiritismo é dito que o espírito desencarnado pode se comunicar com os até reencarnar.

  O próprio personagem Jory, que se alimenta da energia dos meia vida, me parece ser um vampiro espiritual, ou um spectro.

  A descrição do mundo onde os meia vida se encontravam, uma criação da mente de Jory. Muito se assemelha a descrição dos mundos inferiores criados pelos magos e dragões a fim de manipularem os recém desencarnados para poder sugar o que lhes resta de energia.

  Outro ponto que achei muito interessante é a questão da degeneração temporal, ou regressão. Na obra eles atribuem a perda da capacidade de comunicação de meias vida, com a regressão do ser e isto se confunde com a regressão temporal. No espiritismo acredita-se que se um espírito é atormentado e acorrentado por seres de natureza maligna, ele tende a regredir sua forma humana, passando por todos os estágios da evolução até atingir sua matriz ovoide.

  Dick com certeza vislumbrou este mundo espiritual e isto esta presente nas suas obras.


 Boa leitura.

Pesquisar este blog