sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dragões!!




Vasculhando a internet em busca de um livro para baixar no meu tablet e poder ler enquanto esperava minha esposa acabar sua seção de beleza, me deparei com este livro:


TITULO: O Planeta dos Dragões
AUTOR: Jack Vance
EDITORA: Livraria Francisco Alves Editora S.A.
Pag: 99

 Jack Vance não é um escritor muito conhecido. Dei uma pesquisada na internet e descobri o motivo. A maior parte do seu trabalho foi publicado sob o nome Jack Vance. Vance publicou 11 histórias de mistério como John Holbrook Vance e 3 como Ellery Queen. Utilizou ainda outros pseudônimos, tais como Alan Wade, Peter Held, John van See, Jay Kavanse.  

 Suas obras são bem ao estilo anos 60 e 70. Uma mistura de psicodelismo com mensagens de caráter filosófico profundo. Este livro é de 1976 se não me engano.

 Nesta obra Jack nos conduz ao planeta Aerlith, onde os homens procuram reconstituir a civilização perdida. No passado, com suas astronaves e uma ciência avançada, a raça humana conquistara e colonizara toda a galáxia. Agora só restam pequenos núcleos isolados, entregues à própria sorte.

E o que é pior: destruindo-se mutuamente em guerras inúteis, frutos da inveja, ambição e poder. Perdida a tecnologia antiga, recorrem a armas primitivas, como se tivessem voltado à Idade Média. E dispõem de estranhos dragões, uma raça domesticada e aperfeiçoada durante séculos, para a finalidade exclusiva da guerra. Levam nomes sinistros e têm uma aparência diabólica.

Como se toda essa auto determinação ainda não bastasse, são os ataques periódicos de seres vindos de outro planeta, os Básicos, que destroem tudo em nome de uma "Regra" monstruosa, levando os homens como prisioneiros e submetendo-os à condição de seres inferiores e primitivos.

Além dos homens e dragões, vivem em Aerlich os Sacerdotes, uma raça misteriosa de homens que andam nus e só falam quando interrogados. Praticam uma espécie de misticismo Zen, embora seu raciocínio obedeça a uma lógica implacável. E não são tão inocentes e pacatos como parecem.

Joaz Banbeck sonha vencer os Básicos e retomar a gloriosa jornada do homem pelo Universo.

O Planeta dos Dragões é a narrativa fascinante de homens que lutam por sua sobrevivência num planeta inóspito, sob a eterna ameaça de um povo que despreza a raça humana.

 Eu li o livro em 3 dias praticamente. Mas é preciso lê-lo com certa atenção, para entender algumas das idéias inseridas ao longo do texto.
 Os diálogos com os Sacerdotes são uma “loucura” à parte. Permita-me:

“(...)
—Por que ele sugeriu isso?
—Estou incerto.
—Não pode conjeturar?
—Sim.
—Quais são essas conjecturas?
O sacerdote fez um pequeno gesto delicado com os dedos.
—O Demie pode desejar tornar-se um Homem Total e procura aprender assim os princípios de sua existência. Ou talvez queira trocar alguns artigos com o senhor. Ou pode estar fascinado com a descrição de suas antiguidades. Ou pode estar curioso com respeito ao foco dos painéis de visão. Ou...
—Basta. Qual destas conjecturas, ou de outras conjecturas possíveis, considera a mais provável?
—Nenhuma.
Joaz tornou a levantar as sobrancelhas.
—Como justifica isso?
—Uma vez que qualquer número desejado de conjecturas pode ser formado, o denominador de uma razão de improbabilidade é variável e o conceito inteiro torna-se sem sentido.
(...)”

 FANTÁSTICO!!!!
 Vale uma observação, os Dragões não parecem ser da maneira como idealizamos. Existem tipos diferentes, sendo uma delas mais parecida com humanóides. Vale a pena pesquisar um pouco sobre estas idéias.

 Algumas de suas outras obras traduzidas para o português:
A agonia da terra
A máquina assassina
Detective galáctico
Planeta duplo
Marune: Alastor 933
O palácio do amor
O homem sem rosto
Star King: A Saga dos Príncipes-Demônios

   Eu tenho a versão em PDF, post seu e-mail que envio.

  Boa leitura!

12 comentários:

  1. Olá.

    Meu email é: sollyus@gmail.com

    Se puder me enviar, agradeço.

    Estou atrás especialmente de A agonia da Terra traduzido.

    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  2. Ok. Meu amigo, já estou lhe enviando. Boa leitura.
    Já leu "Estrela oculta?" Depois da uma olhada e se gostar lhe envio também.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço o título, estou muito interessado.

      Se puder, me envie.

      Obrigado.

      Excluir
  3. Ja enviei por email. Tenho alguma coisa de Isaac Asimov em pdf tambem. Boa leitura.

    ResponderExcluir
  4. Ola,me chamo Rafael e tenho muito interesse nos livros de Jack vance,principalmente a agonia da terra,
    se poder me enviar estarei agradecido.
    o email fael.eba@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Rafael, ja enviei para o seu e-mail. Boa Leitura.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria q me enviasse os livros da lista em PDF
    losarqueiro@hotmail.com
    Obg

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante. Gosto muito de Jack Vance. Se você puder me enviar A Agonia da Terra, ficaria muito agradecido. Obrigado.
    joecir@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Opa. Fala, Sérgio. Tudo bem? Estou muito interessado nas obras do Jack, mas infelizmente é muito difícil encontrá-las, seja em formato físico, seja digital. Gostaria que você me mandasse, se puder, especialmente as obras relacionadas à Agonia da Terra. Meu e-mail é marllosdiassilva@gmail.com Valeu!

    ResponderExcluir
  9. Oi Sérgio boa tarde, saúde, sabedoria e segurança, gostaria muito de vc pudesse enviar A agonia da terra de Jack Vance.Agradeco muitíssimo .meu email: getuliomt1945@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá amigos queria pedir encarecidamente se poderia alguma alma caridosa encaminhar A agonia da Terra de Jack Vance, e qualquer outro material que tiverem dele estou fazendo uma pesquisa e é muito difícil conseguir material dele. Ajudaria muito... meu e-mail: runior.vieira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog