quarta-feira, 1 de agosto de 2012

"Ases ou loucos?"


                                                                       T6 - Braguinha

Qual o livro mais engraçado que você já leu?
 É isto mesmo, livro engraçado. Sabe daqueles que você tem que se controlar quando lê em público. Não vale aqueles livrinhos de piada. Estou falando de histórias reais, que ilustram fatos tão hilários que chegam a parecer invenções.
  Nunca leu um livro assim? Então lá vai um para você ler. 




 TITULO : Ases ou Loucos
AUTOR: Geraldo Guimarães Guerra
 EDITORA: Villa Rica
 PAG: 321
 
  Eu lembro que comprei este livro, estava na 6° série. Isto era pelos idos de 1990 / 91. A capa era diferente, era assim:



 A editora era a José Olympio. O livro fora editado primeiramente por volta de 1981. Infelizmente o exemplar que eu tinha, emprestei para alguém que nunca me devolveu. 

 O autor na verdade é Cel. Av. da reserva e relata com grande saudosismo a aviação dos anos 30/40. 

 Eu vou comprar esta nova edição, pois quero reler este livro. O anterior pelo que lembro, era bem simples, folhas grossas e capas de papel cartão com orelhas. 

 Esta obra foi concebida para divertir o leitor. Além de nos mostrar como era nossa aviação logo no inicio. 

“F-5, Mirage ou C-130 não pousam num pasto de boi, para seus pilotos pescarem num riacho próximo, e também não descem em praias, para esperar a melhoria das condições do tempo.” (Comentário extraído das orelhas do livro).

                                                Edu Chaves

  Vindo do colégio, sentado no ônibus, eu sempre vinha lendo. Confesso que às vezes era difícil reprimir o riso. A pessoa ao lado pode ter até se espantado, mas pelo menos foi discreta e não perguntou nada. 

  Meu pai de vez em quando me levava no Museu aeroespacial, que fica no Campos dos Afonsos, Rio de Janeiro. Então eu conhecia todos os aviões que o autor citava. Nossa, eu montava toda a cena em detalhes na minha mente, o que a tornava ainda mais hilária, dependendo do caso.

                                                   MUSAL

 Foi um daqueles livros que a gente não quer que acabe. Poderia ter umas mil páginas, sem problemas. 

 Se você curte uma leitura assim, não vai se arrepender de ler este livro.

  Indico para todos os tipos de leitores.

 Alguns pontos interessantes abordados no livro, é sobre o período Vargas e pré segunda Guerra. Uma visão bem interessante da sociedade da época. Lembrando que a Capital ainda era no Rio de Janeiro e o livro se passa no Rio. 

  Não ha literatura nacional com um tema parecido. O mais próximo que já  li foi um livro chamado " Seis vidas num só rumo", de Heitor Cardoso. Porém passa longe dos "causos". 

 Uma ótima leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog