domingo, 19 de agosto de 2012

O buraco da agulha








  O dia D, foi a maior operação de invasão anfíbia de todos os tempos, com o desembarque de mais de 160 mil tropas em 6 de junho de 1944. 195.700 pessoas das marinhas navais e mercantes aliadas em mais de 5.000 navios foram envolvidos na operação. Soldados e material foram transportados a partir do Reino Unido por aviões carregados de tropas e navios, desembarques de assalto, suporte aéreo, interdição naval do Canal Inglês e fogo naval de apoio. Os desembarques ocorreram ao longo de um trecho de 80 km na costa da Normandia dividida em cinco setores: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword. Foi um “tudo ou nada”. Se alguma coisa desse errado, os aliados teriam que negociar com Hitler. 
  Para garantir que tudo daria certo, os aliados criaram um estratagema para fazer os Nazistas acretitarem que o desembarque se daria em outro local. Foi um grande trabalho para despistar a inteligência Alemã e sua rede de espiões. Porem um espião chegou bem perto da verdade:



TITULO: O buraco da Agulha
AUTOR: Ken Follet
EDITORA: Record
PAG: 303

 Este livro foi o Primeiro Best Seller de  KEN FOLLET. Escrito em 1978, titulo original (Eye of the Needle), venceu o Edgar Award.
 No livro, Follet cria um suspense eletrizante envolvendo o fictício e melhor espião alemão Die Nidel e a invasão dos aliados à Normandia em 1944.
 Juntos ainda, estão um professor de História e um agente do Serviço Secreto Inglês. E fechando o triângulo, uma jovem mulher, grávida, que acabara de mudar-se com seu marido para uma quase deserta e incomunicável ilha, após um grave acidente de carro.
 Die Nidel descobre todo o acobertamento feito pelos aliados para tirar a atenção dos Alemães do verdadeiro local de desembarque. O serviço secreto Inglês trava então uma grande perseguição ao espião Nazista, antes que ele possa enviar as informações para a Alemanha.
 Um ótimo livro. Uma leitura rica e envolvente. Diria eu que consegue prender até aqueles menos acostumados a leitura.

 A edição que comprei em um sebo, por volta de 1994, é de 1979. Eu andei procurando na internet e pelo que vi a capa mudou. Tem também uma edição de bolso.

  E, para quem gosta do genero, porem não é muito de ler, tem o filme:

 Eu acho que é de 1981. Eu vi ainda na epoca do VHS. Ótimo filme.

 Claro que o livro é sempre melhor.

 Boa Leitura!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog