domingo, 7 de outubro de 2012

Sabedoria...





 “(...)
  O vencedor na vida é aquele que não abandona a jornada e prossegue confiante, superando os obstáculos. Numa corrida, o atleta encontra, naturalmente, desafios a vencer e muitas barreiras, que exigem mais disposição, firmeza e coragem. Nenhuma vitória é conquistada sem lutas.

  Se você tivesse que arriscar o autor deste pensamento motivacional, quem você arriscaria?

 Roberto Shinyashiki?
 Bernardinho?
 James Hunter?
 Nei Loja?

  Talvez este venha de uma fonte, considerada por você, a mais improvável.



 TITULO: Sabedoria de Preto Velho
 AUTOR: Robson Pinheiro
 EDITORA: Casa dos espíritos
 PAG: 197

 Este livro foi editado pela primeira vez em 2003. Eu comprei a edição mais nova, de 2012. Capas em papel cartão com belas orelhas. Folhas em ofsete. E um detalhe “elegante”. Tem uma segunda capa em material transparente. Me parece um acetato que traz impresso o título e atrás alguns detalhes de acabamento. No momento da leitura recomendo tirar esta segunda capa. 

 “ Negro como a noite sem luar, Pai João é estrela a iluminar os passos de seus filhos. Alma negra, que dá voz à sabedoria simples do cativeiro, o espírito João Cobu, em duas reencarnações, durante os séculos XVIII e XIX, experimenta o outro lado da chibata como escravo, após ter vivido como branco e senhor, no sul escravocrata dos EUA.
 No coração do Brasil, no seio da Baía de todos os santos, emerge a força que vem da mãe África, nasce um novo homem, um irmão: Pai João de Aruanda.”

  Um livro incrível, de uma sabedoria única. Dispa-se de preconceitos e aceite os simples conselhos de um preto velho:



“Sou preto. Negro como a noite sem estrelas.
Sou velho. Velho como as vidas de meus irmãos.
Mas se sou ainda negro, é porque trago em mim as marcas do tempo, as marcas do Cristo. Essas marcas são as estrelas de minha alma, de minha vida.
Sou negro. Mas a brancura do linho se estampa na simplicidade do meu olhar, que tenta ver apenas o lado bonito da vida.
Sou velho, sim. Mas é na experiência da vida que se adquire a verdadeira sabedoria, aquela que vem do Alto. Sou velho. Velho no falar; velho na mensagem, velho nas tentativas de acertar.
A minha força, eu a construí na vida, na dor, no sofrimento. Não no sofrimento como alguns entendem, mas naquele decorrente das lutas, das dificuldades do caminho, da força empreendida na subida.
A força da vida se estrutura nas vivências. É à medida que construímos nossa experiência que essa força se apodera de nós, nos envolve e nós então nos saturamos dela. É a força e a coragem de ser você mesmo, do não se acovardar diante das lutas, de continuar tentando.
Sou forte.
Mas quando me deixo encher de pretensões, então eu descubro que sou fraco. Quando aprendo a sair de mim mesmo e ir em direção ao próximo, aí eu sei que me fortaleço.
Sou andarilho.
Eu sou preto, sou velho, sou humano. Sou como você, sou espírito. Sou errante, aprendiz de mim mesmo.
Na estrada da vida, aprendi que até hoje, e possivelmente para sempre, serei apenas o aprendiz da vida.
Sou andarilho. Pelas estradas da vida eu corro, eu ando.
Tudo isso para aprender que, como você, eu sou um cidadão do universo, viajor do mundo. Sou um semeador da paz.
Sou preto, sou velho, sou espírito.
 Sou eu Pai João de Aruanda.“

 Boa leitura.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog