terça-feira, 23 de abril de 2013

Fundação - Isaac Asimov



   

Sempre quando começava a conversar com um amigo meu sobre livros interessantes ele sempre comentava sobre este autor. Cheguei a comprá-lo por duas vezes na internet, porem a compra era cancelada, pois não havia estoque, nem previsão de entrega. Finalmente, na terceira vez, consegui... Comprei logo toda a coleção. E o primeiro livro foi...



TITULO: Fundação
AUTOR: Isaac Asimov
EDITORA: Aleph
PAG: 238

  Novela escrita em 1950, é a obra máxima de Isaac Asimov. Em 1966 foi eleita a melhor obra de ficção científica  de todos os tempos, superando inclusive “Senhor dos Anéis” e “John Carter”.  

 A editora Aleph relançou em 2009 esta coleção. Agora em 2013 lançaram um Box com os três volumes principais da série, que ainda se desdobram em outros quatro volumes.


 Este primeiro livro “FUNDAÇÃO” conta a história de um grupo de cientistas, liderado pelo sábio Hari Seldon, que através de um ciência, a Psico-História, conseguem predizer o futuro da humanidade. E este futuro é a ruína da humanidade, que mergulhará em uma era de Barbárie. 

 O futuro é inevitável, porém existe uma possibilidade de encurtar o tempo de barbárie reunindo todo o conhecimento da humanidade em uma grande enciclopédia Galáctica.
 O livro é uma grande analogia a queda do Império Romano, a ascensão da Igreja, ao Feudalismo e ao Mercantilismo. 


 Resumo da obra:
“Chamado para responder a julgamento em Trantor por acusações de traição -- por prever a queda do Império Galáctico -- Seldon explica que a sua ciência de psicohistórica pode ver várias alternativas, todas que terminam com a eventual queda do Império. Se a humanidade seguir naturalmente este caminho, o governo cairia e trinta mil anos de conflitos iriam afligir a espécie humana antes da criação de um Segundo Império. Entretanto, um caminho alternativo diminuiria este período de hiato em apenas mil, se Seldon fosse permitido a reunir as pessoas mais inteligentes do planeta e criar um compêndio de todo o conhecimento humano, a Enciclopédia Galáctica. A banca permite a reunião de Seldon, com a condição de que eles fossem exilados para o longínquo planeta de Terminus. Seldon concorda e reúne sua coleção de Enciclopedistas, e cria as duas Fundações em "extremos opostos" da Galáxia.Isto não fica muito claro no inicio, na verdade só tomamos real conhecimento da “outra Fundação” no segundo livro da Série.
Em Terminus, os seus habitantes enfrentam calamidades. Quatro planetas recém declarados independentes estão ao seu redor, e os Enciclopedistas não tem defesas além de sua própria inteligência. O Prefeito da Cidade de Terminus, Salvr Hardin, propõe jogar os planetas uns contra os outros. O seu plano é um sucesso, e a Fundação se mantém intocada. Hardin é promovido e declarado Prefeito de toda Terminus. Enquanto isso, as mentes da Fundação continuam a desenvolver tecnologias novas e melhores do que as contrapartes imperiais. Usando sua vantagem científica, Terminus desenvolve rtoas de comércio com osplanetas próximos, eventualmente os conquistando quando sua tecnologia se transforma em uma comodidade essencial para a manutenção de suas vidas. Comerciantes interplanetários, mercadores, eventualmente se tornam os novos diplomatas em outros planetas. Um dos mercadores, Hober Mallow, torna-se poderoso o suficiente para desafiar e ganhar o governo, tornando-se Prefeito da Fundação. Cortando suprimentos de outros planetas de uma região, consegue ganhar cada vez mais mundos para o alcance fundacional.”

 Um livro que prende desde a primeira página. 

 Ótima leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog