sábado, 11 de abril de 2015

Vendedores de Ilusão


“Há uma onda perigosa de delírio profético transitando em nosso meio. Ouve-se por todos os lados o seu som anunciando paz onde não há paz. Ela vem escorregando dos púlpitos Cristãos e arrasando os corredores eclesiásticos desprovidos do evangelho de Jesus Cristo. A sua formação deu-se no encontro nupcial entre a conveniência e a alienação, entre o profeta (Líder) que Deus não levantou e o grande movimento da maré cristã evadindo-se da verdade.

  Apesar de todos os alertas bíblicos, históricos e contemporâneos que temos contra este tipo de influencia, ainda é grande o numero de crentes surfando nessas águas turvas, brincando levianamente sem levar em consideração o perigo iminente a que estão se submetendo.  Muitos, infelizmente, já naufragaram.”






TITULO: Vendedores de Ilusão – Atriste realidade do comércio da Fé.
AUTOR: Abildes Valadão de Araujo
EDITORA: DanPrewan
PAG.: 103






   Assim começa este livro. Um verdadeiro soco no estomago para muitos. Devo confessar que muitas das ideias apresentadas pelo autor não são novidades para mim. A muito observo esta massa que bate no peito se dizendo Cristã, porém que são incapazes de compreender o real sentido do simples ‘amai-vos uns aos outros, como eu vos amei’.  Busca-se desesperadamente uma intervenção divina para lhes trazer riqueza, poder, luxúria,... e não se importam em como estas ‘bênçãos’ virão, se tiverem sido ‘abençoadas’ pelo seu guia (pastor), tudo certo.

  Abildes perfaz todo o caminho que nos levou ao atual estado das coisas, mostrando que as raízes deste mal, estão muito bem fixadas nas mazelas da sociedade:

ACUMULO E POBREZA:
85,2% de toda a riqueza do mundo esta concentrada em 10% da população mundial. 40% da humanidade vivem com dois dólares por dia.

VIOLENCIA URBANA:
 O Brasil concentra 11% dos homicídios no mundo. A cada 18 segundos ocorre uma agressão familiar.

INJUSTIÇA SOCIAL:
   Pessoas que necessitam de apoio legal do estado, ficam anos nas filas intermináveis da burocracia para conseguir seus direitos enquanto outras usufruem de benefícios sem precisarem. Faltam equipamentos nos hospitais públicos, faltam médicos e remédios. Por que será tão difícil conceder um aumento de 10% em cima do salário mínimo e consegue-se facilmente aumentar os salários suntuosos dos parlamentares?

  Além destes temos o problema do lixo no mundo, das doenças infectocontagiosas, desmatamentos,.... Mas mesmo diante tudo isto, os falsos profetas pregam a paz e prosperidade.

   As ditas religiões protestantes misturam credos, rituais, fazem uma verdadeira salada mista em favor do Show. Assim como os Imperadores Romanos, eles querem dar espetáculo ao povo.



  Mas a Bíblia já fala destes, vamos observar:

  'Porventura furtareis, e matareis, e adulterareis, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes, E depois vindes, e vos pondes diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Fomos salvos; sim, só para continuardes a praticar essas abominações! (Jeremias 7.9-10);
Falsos profetas fazem o povo desviar-se: ‘... e desviam o meu povo com suas mentiras e com a sua irresponsabilidade’ (Jr 23.32). Em certo sentido, eles fazem a vez da serpente no paraíso, que convenceu Adão e Eva a crerem numa mentira agradável, desviando-os do caminho da verdade, conduzindo-nos à ruina espiritual.'

Falsos profetas profetizam em busca de ganho pessoal: ‘...clamam: paz, enquanto têm o que comer; mas proclamam guerra contra aqueles que não lhe dão de comer...’(Mq 3.5,11); ‘...seus profetas adivinham por dinheiro...’ (Ez 22.25b). Nas palavras de Hernandes Dias lopes, “ Estes pseudoprofetas falavam de acordo com os desejos do povo... Eles recebiam dinheiro para abrir as cortinas do futuro, dando falsas esperanças ao povo.”

 “ Ademais, eles aprenderam um truque prático: Viver da fé. Não é por fé, mas da fé. É preciso fazer distinção entre uma e outra. Vive-se por fé quem a tem como ‘...a certeza de coisas que se esperam, e a prova de fatos que não se veem’(hb 11.1). Da fé, no entanto, vivem os que não a têm, mas que sabem manejar em outros. Eis ai, então, a revelação do truque: Viver da fé alheia. Da fé de gente ingênua e alienada, que facilmente se deixa convencer por gente muito esperta e conveniente; esperta o suficiente para canalizar e usar, em benefício próprio, a boa fé da gente ingênua.”
“ Se tornou corriqueiro homens e mulheres se autoproclamarem profetas e profetisas do senhor, ao passo que se mostram completamente alheias aos desafios simples ( o que dizer dos complexos? ) que afligem a terra e os seus moradores. Atitude de profeta verdadeiro?

 É comum ouvir tais pessoas dizerem: ‘Eu sou profeta de Deus para sua vida”; “Eu sou boca de Deus aqui hoje”; “Vou libertar uma palavra profética que vai mudar a sua realidade”. É como se tivessem poder em si mesmas para chamar à existência o que não existe. Declaram e acontece, profetizam e Deus tem que se ‘virar nos trinta’ para cumprir o que eles profetizaram por conta própria.
 Profetas ou negociadores religiosos?


 O mais engraçado nesta história toda é que Lutero, o pai da reforma protestante e do protestantismo, se revoltou justamente contra tudo o que hoje esta linha religiosa pratica. Veja algumas das 95 teses de Lutero:


27. Pregam doutrina mundana aos que diz que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu].
28. Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, pode aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.
37. Qualquer cristão verdadeiro, vivo ou morto, participa de todos os benefícios de Cristo e da Igreja, que são dons de Deus, mesmo sem carta de indulgência.
43. Deve-se ensinar aos cristãos que, dando ao pobre ou emprestando ao necessitado, procedem melhor do que se comprassem indulgências.
 44. Ocorre que através da obra de amor cresce o amor e a pessoa se torna melhor, ao passo que com as indulgências ela não se torna melhor, mas apenas mais livre da pena.
45. Deve-se ensinar aos cristãos que quem vê um carente e o negligencia para gastar com indulgências obtém para si não as indulgências do papa, mas a ira de Deus.
46. Deve-se ensinar aos cristãos que, se não tiverem bens em abundância, devem conservar o que é necessário para sua casa e de forma alguma desperdiçar dinheiro com indulgência.
47. Deve-se ensinar aos cristãos que a compra de indulgências é livre e não constitui obrigação.


  Infelizmente aqueles que pregam hoje na linha religiosa de Lutero devem ter esquecido completamente de seu Líder fundador.


  Gostaria que todos pudessem ler este livro e pensar. Não quero que acreditem em tudo o que esta escrito, não. Afinal somos seres racionais e sabemos ponderar e raciocinar. 
  Boa leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog