quarta-feira, 18 de julho de 2012

Mas que um livro, uma lição de vida!


   


  Existem livros que são capazes de mudar a forma como enxergamos a vida. Imaginem por um minuto, um jovem, com todos os predicados da juventude. Gosta de carros esportes, joga bola com os amigos, dança, nada,...  De repente sua vida é totalmente virada do avesso, quando em um acidente, este jovem perde as duas pernas.
  Se veja hoje, acordando sem as duas pernas. Tente programar o seu dia para esta nova realidade. Hoje, devido a política de inclusão social, o deficiente físico tem uma série de apoios para ajuda-los em suas rotinas, tais como:  carros adaptados, próteses das mais modernas, ônibus adaptado, cadeiras automáticas, acessos facilitados com rampas,...
 Mas tente imaginar-se nesta situação na década de 30 / 40. E ainda se torne um ás da aviação de caça...



 TÍTULO: O conquistador do Céu
 AUTOR: Paul Brickhill
 EDITORA: Nova Fronteira
 PAG: 550

  Este livro faz parte de uma coleção lançada pela Nova Fronteira na década de 1950/60. Coleção BlitzKrieg.  Uma coisa que percebi enquanto escrevia este post, me parece que este livro é o mais raro da coleção. Dei uma vasculhada na rede e não encontrei nenhum vendendo. Eu imagino o motivo. O trabalho gráfico ficou bem “pobre”. As capas são feitas de um papel um pouco mais grosso que o papel usado no interior. Não tem orelhas e a lombada é bem frágil. Eu tenho outros dois livros desta coleção e ambos estão “remendados”. Em particular este livro, por ser bem mais grosso que os demais, tende a se rasgar mais facilmente.  
  Se você nunca ouviu falar em Douglas Bader, ele é um personagem “lendário”, não só pelos seus feitos durante a guerra, mas pelo exemplo de vida. Após perder as pernas e ser desligado da Força Aérea Inglesa, a RAF, Bader venceu todas as adversidades. Recusou-se a admitir o fracasso, reingressou na RAF e tornou-se um ás.


                                            Bader em seu Hurricane
Sir Douglas Robert Steuart Bader, nascido em 1910, a ele é creditado o abate de 22 aeronaves alemãs.
Entrou para a RAF em 1928, acidentando-se em 14 de dezembro de 1931 em um campo de pouso próximo a Reading, ocasião em que perdeu as duas pernas. Recuperou-se, e após voltar a treinamento e passar pelos testes de admissão tentou permanecer na RAF, mas foi afastado por questões médicas em 30 de abril de 1933. Com a deflagração da Segunda Guerra, foi reengajado às forças armadas e requisitou sua transferência para a RAF. Assinado em um esquadrão aéreo em 1940, Bader abateu os primeiros inimigos já sobre Dunquerque, ainda durante a Batalha da França.

  A lenda do “piloto sem pernas” viajou o mundo. Os Alemães já sabiam reconhecer seu avião. Uma das lendas em torno de Bader conta que quando foi abatido, imediatamente o ás Alemão, Adolf Galland, o recolheu a sua base, não permitindo que Bader fosse enviado a um campo de prisioneiros comum. Galland lhe disse que poderia pedir qualquer coisa, e imediatamente Bader respondeu:
“- Me deixe voar um ME-109.”

                                                       Adolf Galland
 
 Galland, obviamente não pode atender ao seu pedido, mas atendeu a um segundo pedido, que foi o de conseguir um par de pernas reservas que haviam ficado na Inglaterra. Para tal feito Galland enviou uma mensagem a Inglaterra solicitando as pernas, que seriam lançadas de paraquedas em um local determinado e garantiu que o avião encarregado desta missão não seria atacado. Os Ingleses enviaram as pernas para Bader e conforme prometido a tripulação não foi atacada. 
 Tempos depois Bader foi enviado a uma prisão especial, para onde os prisioneiros problemas eram enviados. Neste meio tempo suas pernas já não estavam tão boas, então teve que esperar ser libertado.
 


                                                 Bader jogando Golf
  

 A vida de Bader é exemplo de superação. Uma verdadeira lição de vida para aqueles que se entregam ante a primeira dificuldade. Bader não só pilotava aviões, como dirigia carros, jogava golf, nadava... E tudo isto com pernas que ele mesmo ajudava a desenvolver.


 A trajetória desta lenda encerrou seus trabalhos na terra em 1982, porém deixou um legado incrível. O Douglas Bader Foundation, fundada neste mesmo ano por amigos e familiares e tem como objetivo ajudar pessoas com deficiência a superarem as dificuldades. 


                                       http://douglasbaderfoundation.com/

 O que mais falar sobre este livro? Gostaria que todos tivessem a oportunidade de ler este livro. Bader é um verdadeiro heroi, que com seu exemplo é capaz de produzir verdadeiros milagres. Entre no site http://douglasbaderfoundation.com/. 
 Quem sabe não rodam um filme sobre sua vida?

 Para saber mais:

 Spitifire - Da coleção História ilustrada da Renes Editora
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Douglas_Bader
 http://www.elknet.pl/acestory/bader/bader.htm
 http://www.milavicorner.0catch.com/bader.htm

 Ótima leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog