Os caças da segunda Guerra mundial sempre me fascinaram. Lembro que a primeira vez que vi a foto de um Messerschmitt, ME-109 fiquei super impressionado com as linhas do avião. Logo depois conheci o P-40, o P-47, o P-51,... Todos aviões clássicos da guerra.
Um avião que sempre me deixou impressionado foi o Focke-Wulf FW-190. Um caça alemão multifuncional, de asa baixa, de construção semimonocoque em metal, revestido em duralumínio e com superfícies de controle cobertas por tecido. Tonaria-se, ao lado do Messerschmitt Bf 109, um dos principais caças da força aérea alemã durante a Segunda Guerra Mundial, operando em todos os teatros aos quais a Luftwaffe esteve presente. Desempenhou o papel de caça de superioridade aérea, escolta e interceptação, bem como caça-bombardeiro no apoio próximo às unidades em terra.
O P-51 construiu toda uma áurea em torno dele. Virou o grande símbolo da guerra aérea durante este período. Os caças nazistas, claro, sempre ficaram renegados a segundo plano. O motivo é simples, a história é sempre contada do ponto de vista dos vencedores. Mas para quem, assim como eu, se interessa pela história deste período, nada melhor do que poder vê-la também pelo outro lado. Mas não é fácil. Existem livros sobre os caças nazistas e Japoneses, escrito por Americanos.
Finalmente, passeando pela internet me deparei com este livro:
TITULO: Ecos de uma vida
AUTOR: Nikolaus Von Siegert
EDITORA: Adler
Pág.: 128
Este livro é uma auto biografia. Ele que foi piloto de FW-190 durante a segunda Guerra mundial. Este livro é uma grande viajem no tempo. Nos é revelado, pela visão do autor, todo o processo de treinamento dos futuros pilotos da Luftwaffe. Seus conhecimentos sobre os caças e bombardeiros aliados. Ponto excitante, a narrativa de sua experiência em combate. Infelizmente seu treinamento já se deu pelos idos de 1943. A Alemanha já sofria com os ataques aéreos e por conta da necessidade de pilotos, os treinamentos eram levados ao mínimo necessário. Por conta disto obteve apenas 3 vitórias confirmadas em sua curta carreira como piloto da caça. ( Existem informações que este número seria de 11 vitórias )
Um relato surpreendente sobre a Alemanha pós guerra. Eu já tinha ouvido certa vez, que aos pilotos alemãs fora oferecido uma remuneração para os mesmos lutarem contra o Japão. Nikolaus expõe esta situação, sendo confirmado para mim, o que achava tratar-se mais de uma “lenda”.
As surpresas deste livro não terminam com o fim da guerra. Nikolaus veio para o Brasil, viveu no Rio de Janeiro e em São Paulo. Aqui no Brasil conseguiu tirar um novo Breve e pode voltar a Voar.
Nikolaus não era um Nazista, como muitos podem pensar. Era só um jovem com paixão por aviação de caça. Quis o destino que fosse Austríaco. Então para ter o seu sonho realizado foi piloto da Luftwaffe.
Uma história de vida que com certeza agradará à todos. Sem precedentes, pelo menos até onde já pude ler sobre o assunto.
Um livro para quem quer entender o período crítico da guerra, do ponto de vista de quem estava na Alemanha. Uma história de luta, desafios, tristezas e alegrias. Em fim, à história de uma vida. Uma vida que se encerrou em 2005.
Ótima leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário